quarta-feira, 30 de novembro de 2011
ELEVE A SUA ALMA
Faze-me ouvir, pela manhã, da Tua graça, pois em Ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a Ti elevo a minha alma. Sal. 143:8.
Há ocasiões em que você vai para a cama cheio de problemas, com a esperança de que na manhã seguinte, ao sair o sol, apareça uma luz para ver-se livre das dificuldades que o envolvem.
Davi não era diferente de você. Nenhum dos personagens famosos da Bíblia deixaram de enfrentar circunstâncias sufocantes. Por trás do fim vitorioso de muitos heróis, é possível encontrar momentos de lágrimas, temor, desânimo e até vontade de desistir.
Se você vive num mundo marcado pela dor e o sofrimento, é claro que muitas vezes eles baterão à porta do seu coração. Dificuldades e problemas são pedras no meio do caminho. É preciso retirá-las para continuar em direção aos objetivos propostos.
No caso de Davi, ele não esperava encontrar sozinho a solução. “Pois em Ti confio”, afirma o verso de hoje. Essa confiança o levava a esperar que na manhã seguinte Deus lhe daria a resposta.
Sempre existe saída para as circunstâncias aparentemente insolúveis. O segredo da vitória é descobrir qual é o caminho. Por isso, o salmista suplica: “Mostra-me o caminho por onde devo andar.”
Este “mostrar” não é místico. Não consiste em ficar parado nalgum canto da vida, esperando uma revelação “transcendental”. Se Deus quisesse fazer isso, poderia fazê-lo. Ele o fez muitas vezes ao longo da história. Mas hoje você tem a Sua Palavra escrita, e é através dela que Deus está pronto a mostrar-lhe as saídas.
Nada está perdido quando Jesus está no controle da vida. Se você não derramasse lágrimas, onde estariam os prismas para que sua vida se torne um arco-íris? Não desista. Abra a bíblia e busque as respostas divinas para as dificuldades no seu casamento, no relacionamento com os seus filhos, na vida financeira ou profissional.
Esta é a “manhã” da qual o salmista fala. Ouça a voz de Deus e encare os desafios da vida com coragem e valor. Diga como Davi. “Faz-me ouvir, pela manhã, da Tua graça, pois em Ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a Ti elevo a minha alma.”
Alejandro bullon
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
NÃO SE OMITA
Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo. Prov. 19:18.
O texto original hebraico não menciona a possibilidade de castigar o filho a ponto de matá-lo. Ao contrário, a mensagem é “castiga a teu filho, enquanto há esperança”, porque se não o fizeres serás responsável por sua morte.
O verbo castigar, em hebraico Yassêr, envolve a idéia de instrução e repreensão. Mediante a instrução, você planta a semente do conhecimento na vida do filho. Através da repreensão, tira as ervas daninhas que aparecem espontaneamente.
Ensinar é uma experiência fascinante. Nas últimas férias, viajei acompanhado de minha netinha de um ano e meio. Era impressionante vê-la repetindo as palavras. Os tios, tentando ensiná-la a fazer alguma coisa nova, e ela, ávida por aprender. Pessoalmente, gosto de ensinar. É como se a gente se dividisse em mil pedacinhos para viver no coração de outras pessoas.
Mas ensinar é apenas a metade do processo educativo. A outra metade, tão importante quanto a primeira, é a repreensão, ou castigo como o chama a Bíblia. Aqui não se fala necessariamente do castigo físico, embora do ponto de vista bíblico ele tenha lugar na educação. A idéia do texto é chamar a criança para o bom caminho quando, levada pelos instintos, se aproxima perigosamente do precipício.
A tendência moderna de excluir o castigo na formação da criança é temerária e pode ser fatal. O que você faria se o seu filho pequeno se aproximasse do abismo? Dialogaria. Correto. E se insistir? Continuaria dialogando, muito bem. E se ele continuasse insistindo? Você o retiraria dali? A vida está cheia de precipícios e abismos morais. Eles não envolvem apenas perigos físicos. Têm conseqüências eternas. Portanto, não se omita. Discipline, instrua e repreenda. Mostre o caminho e chame a atenção quando for preciso.
Não basta ser pai. Tem que disciplinar. Disciplinar é amar. Corrigir é ser responsável. Você não está sozinho nessa dura tarefa. O Deus que lhe deu os filhos como um presente de amor, saberá orientá-lo na educação deles.
Que Deus o abençoe. “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.”
alejandro bullon
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
FALE DE JESUS
Rendei graças ao Senhor, invocai o Seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os Seus feitos. Sal. 105:1.
Alguém me fez uma pergunta estranha: “Eu sei que devo orar e meditar na Palavra de Deus todos os dias, porque esta é a maneira de manter o relacionamento com Jesus, mas comigo não dá certo. Muitas vezes me propus a separar tempo diário para Jesus, mas em poucos dias minhas determinações desaparecem. Qual é o problema comigo? Por que não consigo ser constante na minha vida devocional?”
O salmista responde à pergunta dessa pessoa. Para que a vida devocional do cristão seja uma experiência duradoura, deve envolver três coisas: render graças, invocar e fazer conhecidos os atos de Deus. O terceiro elemento é o “conservante” da vida devocional.
Se você limitar sua devoção diária a orar e estudar a Bíblia, em pouco tempo perderá a motivação. O que sustenta o desejo de buscar diariamente a Jesus é tornar “conhecido, entre os povos, os feitos de Deus”.
Qualquer verdade aprendida e não transmitida desaparece em pouco tempo. Quando você conta para alguém o que Jesus faz diariamente em seu favor, sua experiência cristã se aprofunda e você sente vontade de continuar buscando a Jesus em oração e através do estudo das Sagradas Escrituras.
O testemunho diário não é uma opção, é o único caminho para continuar crescendo na experiência espiritual. Quando Jesus deixou aos Seus discípulos a missão de pregar o evangelho, não foi por que Ele não pudesse fazê-lo de outras maneiras. Somos nós, os seres humanos, que precisamos “fazer conhecidos, entre os povos, os Seus feitos”, para que não se percam na lembrança do passado. Eles tornam-se vida quando são contados a outros.
Não fique em silêncio hoje. Conte para outros as coisas maravilhosas que Jesus fez por você. Verá que além de afirmar essas verdades na sua vida, você esquecerá as tristezas, dificuldades ou provações que estavam distraindo sua atenção.
Siga o conselho do salmista: “Rendei graças ao Senhor, invocai o Seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os Seus feitos.”
Alejandro bullon
terça-feira, 22 de novembro de 2011
ENVELHEÇA COM SABEDORIA
Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça. Prov. 16:31.
Na velhice há sabedoria”, costumavam dizer as pessoas quando eu era criança. Essa frase era a dedução lógica de que, quanto mais se vive, mais se aprende. As pessoas normalmente procuram conselho com outras mais velhas. Nos tempos bíblicos, os reis viviam rodeados de conselheiros, todos homens idosos.
Mas, no livro de Provérbios, a sabedoria não é patrimônio dos anciãos. É verdade que uma pessoa que viveu muito passou por experiências que devem ter-lhe ensinado algo, mas nem sempre é assim, porque experiência não é simplesmente o que acontece com você, e sim o que você faz com o que lhe acontece.
A declaração bíblica de hoje é enfática: “Coroa de honra são as cãs.” Quer dizer, ter vivido muito, além de bênção, é um privilégio. Se você tem vivido bastante, tem um capital valioso, uma riqueza extraordinária de vivências, um acúmulo fabuloso de conhecimento. Mas isso é suficiente? Do ponto de vista bíblico, tudo isso tem valor quando a pessoa idosa “se acha no caminho da justiça”.
Sem o temor de Deus, com o tempo você acumula anos e talvez conhecimento, mas não sabedoria. Conheço jovens com sabedoria assombrosa, e pessoas idosas que até o último dia da vida vivem cometendo um erro atrás do outro.
Errar nem sempre é falta de sabedoria. É parte do processo através do qual Deus permite que o ser humano cresça. A pessoa que não comete erros geralmente nada faz. Só quem vive com Jesus tem a capacidade de capitalizar o erro, de aprender, crescer e amadurecer com Ele.
Se você já viveu muito e está sentado hoje, fisicamente incapacitado de andar, não permita que o sentimento de inutilidade se apodere de seu coração. As cãs de sua cabeça ou a ausência do cabelo que o tempo levou são demonstração da coroa de sabedoria que você recebeu, se Jesus faz parte de sua vida.
Ah, Senhor! Ajuda-me a envelhecer sabiamente, a aprender com as derrotas e as vitórias, com os erros e os acertos, para ser conselheiro útil aos mais jovens, porque “coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça”.
Alejandro bullon
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
PODRIDÃO DOS OSSOS
O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos. Prov. 14:30.
A palavra inveja, em hebraico quinah, significa literalmente ambição desmedida. No conceito bíblico, é uma doença da alma. Salomão a chama de “podridão dos ossos”. Talvez porque a podridão estraga lentamente o que toca. Você não percebe. Quando abre os olhos, tudo está decomposto.
João Crisóstomo costumava dizer: “Da mesma forma que a traça destrói uma roupa, assim a inveja consome a vida.”
A inveja dói não pelo que você carece, mas pelo que os outros têm. Nasce da comparação. O que tortura o invejoso é a idéia absurda de que os outros são mais felizes do que ele. O apóstolo Paulo disse aos Coríntios: “Por que não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmo e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.” II Cor. 10:12.
Insensatez é o contrário de sabedoria. É tolice e irracionalidade, mas controla a vida de muita gente. Domina e subjuga as emoções a ponto de incapacitar para a felicidade. Uma pessoa invejosa sofre no silêncio do coração, agoniza por dentro, chora às ocultas.
Como toda doença, a inveja tem remédio. Porém, sendo uma enfermidade da alma, sua cura é mais do que emocional ou mental, é espiritual. Quando você vai a Jesus e abre o coração a Ele, o Senhor abre os seus olhos para uma nova dimensão da vida. Você vê desafios, metas, montanhas altas para escalar. Não perde tempo olhando para os lados. A sua luta não é contra os outros. É consigo mesmo. O sucesso dos outros não lhe dói mais. Está pronto para voar pelo azul infinito da felicidade.
Você e eu temos uma longa jornada de crescimento interior. Mas não estamos sós. Não se atreva a iniciar o processo de recuperação sozinho. Se o fizer, corre o risco de parar no deserto do cinismo espiritual.
Abra os olhos para o sol e para a vida. Veja as maravilhas da criação. Você é parte dessa maravilha. O alvo de sua vida não é chegar aonde os outros chegam, mas atingir o plano divino para você. Seja feliz porque “o ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”.
Alejandro bullon
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
PEÇA
Pede-Me, e Eu te darei as nações por herança e as extremidades da Terra por tua possessão. Sal. 2:8.
Já é tarde para mim”, disse outro dia um homem de sessenta anos. “Se não construi nada até hoje, o que farei no pouco tempo que me resta?” Você não tem idéia do que pode fazer se colocar sua vida nas mãos de Jesus. O tempo já escreveu páginas gloriosas de pessoas que, mesmo no entardecer da existência, aprenderam a confiar nas promessas divinas. Você também pode escrever uma nova história.
Portanto, não duvide! Não se entregue! Não desista! Mesmo que os anos da juventude tenham passado, e o vigor e a energia da mocidade não estejam mais em você, não tema. A promessa de hoje é. “Pede-Me, e Eu te darei as nações por herança e as extremidades da Terra por tua possessão.”
Deus fez a promessa de hoje, em primeiro lugar para Jesus, o Messias libertador de Israel. “Constitui o Meu Rei sobre o Meu santo Monte Sião”, afirma o Pai, no verso 6, e depois declara: “Pede-Me, e Eu te darei as nações por herança.” Nesta promessa, o Deus Criador do Universo está afirmando que os domínios do Messias não teriam limites. E foi assim. Jesus conquistou o coração do ser humano em “toda tribo, língua, povo e nação”. Apoc. 5:9. A promessa do Pai foi uma realidade na vida de Jesus.
Mas esta promessa é extensiva para você hoje. É um convite a sonhar, a acreditar e a encarar as batalhas diárias da vida sem temor. Na promessa feita a Jesus, o Pai afirmava a respeito das nações inimigas: “Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro.” Sal. 2:9. Esse é o destino dos inimigos que tentam impedir a realização de seus sonhos. Deus promete que você os dominará “com vara de ferro”. Portanto, não duvide. Não se entregue. Não desista.
Primeiro, confie em Deus. Depois, identifique o problema. Ninguém pode lutar contra um inimigo anônimo. Você pode envelhecer dando socos para todos os lados sem acertar uma só vez. Portanto, peça sabedoria a Deus para identificar o problema e determinar as causas. Depois, em nome de Jesus, parta para a solução, lembrando que o próprio Deus lhe prometeu: “Pede-Me, e Eu te darei as nações por herança e as extremidades da Terra por tua possessão.”
Alejandro bullon
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
EVITE PROVOCAÇÕES
Melhor é encontrar-se uma ursa roubada dos filhos do que o insensato na sua estultícia. Prov. 17:12.
Ele foi preso em flagrante por matar com um tiro de escopeta o filho do vizinho. O garoto tinha deixado a bola cair no jardim do homem, estragando uma muda de orquídea. Perguntado pela polícia, o assassino declarou que estava farto de bagunça. A vizinhança ficou estarrecida.
O verso de hoje fala do perigo que o insensato representa. Salomão afirma: “Melhor é encontrar-se uma ursa roubada dos filhos.” Nas terras da Palestina, não havia melhor figura para referir-se a uma situação perigosa. Encontrar-se com uma ursa que tivesse perdido os filhotes seria fatal. O texto de hoje compara o insensato com esse animal.
A irracionalidade toma conta do coração do insensato na hora da raiva. A cultura, a posição social, a formação acadêmica ou a religião são incapazes de trazê-lo de volta à razão. Corações impulsivos são vítimas dos instintos alimentados pelo orgulho ferido.
Se você é um homem sábio, não discuta com o tolo. Ceder a vez no trânsito, calar diante das provocações, guardar silêncio diante dos insultos não é sinal de covardia, mas de prudência.
Perdi um colega porque um dia ele parou no meio do trânsito para pedir explicações de alguém que fizera uma manobra perigosa. O motorista do outro carro pegou um revólver, atirou nele e fugiu. O saldo foi uma família triste e desamparada.
Nenhum tipo de injustiça justifica dialogar com um insensato. O tolo é tolo porque carece do temor de Deus. A que tipo de entendimento pode chegar você, discutindo com uma pessoa dominada pela raiva e em cuja vida Deus nada significa?
Deus está sempre pronto a proteger você. A melhor maneira de fazê-lo não é colocando a mão para impedir que a bala o atinja, e sim dando-lhe prudência para fugir da “ursa que perdeu os filhotes” e que não mede conseqüências.
Cada dia você pode ser vítima da violência. Transite por lugares menos perigosos. Evite as provocações, seja humilde e sábio porque “melhor é encontrar-se uma ursa roubada dos filhos do que o insensato na sua estultícia”.
Alejandro bullon
terça-feira, 15 de novembro de 2011
MEU ESCUDO
Porém Tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Sal. 3:3.
Para entender o salmo de hoje, precisamos conhecer as circunstâncias em que Davi o escreveu. Ele estava fugindo dos seus inimigos. Sabe quem liderava o exército de seus perseguidores? Seu próprio filho, Absalão. Quase cercado por seus inimigos, o salmista subiu ao Monte das Oliveiras e ali chorou amargamente. Ia com a cabeça coberta e os pés descalços. Sua dor não era motivada apenas pelas circunstâncias críticas que seu governo enfrentava, mas pela tristeza de ver um filho rebelde, sem escrúpulos e com ânsia de poder.
O que este salmo fala para você, se o seu coração sofre pela rebeldia de um filho? Que mensagem você encontra neste texto se os seus inimigos colocaram um cerco tão grande a ponto de eles mesmos afirmarem: “Não há em Deus salvação para ele?” Qual é o drama que você está enfrentando hoje? Qual a dificuldade que parece não ter solução? É no lar? No trabalho? Na escola? No seu mundo interior?
Veja o que Davi, em lágrimas, diz ao Senhor: “Porém Tu, Senhor, és o meu escudo.” Perceba o “porém” com que o verso inicia. O fato de o Senhor ser seu escudo não quer dizer que você não vá enfrentar problemas. Neste mundo, sempre haverá dificuldades. A vida é a arte de solucionar problemas. Porém, o Senhor estará com você.
O fato de o Senhor ser o seu escudo também não significa que você não terá inimigos. Sempre haverá pessoas tentando atingi-lo sem motivo. Que utilidade teria o escudo se não houvesse flechas envenenadas das quais se proteger? É na guerra, nas lutas, na batalha e em meio aos tiros, que você vê o valor do escudo. O Senhor é o seu escudo. Podem vir ataques de todos os lados, mas em Jesus você estará sempre seguro.
A confiança de Davi no Senhor, como seu escudo, o levava a louvar. “És a minha glória”, dizia, e aí o rei descobriu outra realidade divina. Quando você louva, mesmo em meio às dificuldades, a dor diminui e você passa a perceber que existe solução, mesmo para as adversidades mais cruéis.
Por isso, hoje, antes de enfrentar os desafios que a vida lhe apresenta, apesar das adversidades, diga em seu coração: “Porém Tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.”
Alejandro bullon
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
OUÇA A REPREENSÃO
Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato. Prov. 17:10.
A lei judaica permitia dar ao filho rebelde quarenta chibatadas. A figura de “cem açoites” que se menciona no texto de hoje é apenas uma referência à inutilidade de qualquer tentativa de instruir o insensato.
Em hebraico, existem pelo menos duas palavras para referir-se ao néscio. Kesyl, que significa estúpido, torpe, insensível. Ewiyl, que se refere ao depravado moral, o teimoso, o obstinado, como um animal que não cede, inflexível. Evidentemente, o insensato é uma mistura de todas essas características. O texto de hoje se refere à insensibilidade de algumas pessoas. Gente dominada por uma teimosia assustadora no modo de viver, mesmo sabendo que as coisas não dão certo desse jeito.
William Henleys, em seu famoso poema “Invictus”, disse: “Eu sou o dono do meu destino, o capitão da minha alma.” Até que ponto isso é verdade? Satanás disse a Eva no jardim: “Sereis como Deus...” E a humanidade de nossos dias parece acreditar. É assombrosa a quantidade de literatura que fala de “força interior”, “energia própria”, e “aura pessoal”. Jesus contradiz tudo ao afirmar: “Sem Mim nada podeis fazer.” João 15:5.
O texto de hoje mostra o perigo que envolve a auto-suficiência e o desrespeito às instruções divinas. Chega um momento em que a criatura se endurece. Nem mesmo cem açoites são capazes de fazer que volte do seu mau caminho.
O filósofo Curtis costumava dizer que “um cavalo é governado até pela sombra da chibata”. O quadro que o verso de hoje apresenta é de seres humanos que, na sua rebeldia, tornaram-se pior do que animais. Paulo se refere a esse tipo de pessoas, da seguinte maneira: “enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas... cuja mente é pervertida e privados da verdade”. I Tim. 6:4 e 5.
Preste atenção aos conselhos divinos. Faça de hoje um dia de obediência. Experimente a fórmula divina para o sucesso. Ninguém que o fez foi desapontado.
Diante de você há um novo dia, cheio de desafios. Enfrente-os em nome de Deus, sabendo que “mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato”.
Alejandro bullon
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Relativando o mundo
O conceito da vida atual é relativar tudo e qualquer coisa,se algo parece errado na minha opinião outra pessoa pensa o contrário. Isso tudo aparentemente é bom ninguem é" bitolado",penso logo existo ,ninguem possui a verdade absoluta certo?hummm....não é bem assim pelo menos não deveria ser entre os crstãos ,pois todos sabemos que Cristo é a verdade "EU SOU o caminho a verdade e a vida,se Cristo em sua essência é a verdade logo possui a verdade absoluta e nessa verdade que devemos andar.
Qual o motivo da minha inquietação ,é que esse relativismo está cada vez mais presente entre os cristãos,algo que no passado era errado hoje com alguns pequenos acertos se torna aceitavel principalmente se o assunto for polêmico .
Hoje em dia verdades e principios cristãos para a atual sociedade são obsoletos,taxados retrógados e que de alguma forma entra no meio cristão dividindo opinioẽs fazendo que se perca a essência do evangelho que é a salvação em Cristo Jesus e que para alcançarmos essa salvação temos que renunciar o nosso eu . E atitudes do passado que sem o conhecimento da palavra eram aceitaveis, hoje a luz da biblia não o são.Não há um meio termo ,não há duas interpletação para a mesma verdade só há dois caminhos um que conduz a morte e outro a vida eterna.
ESCOLHE A VIDA,
Sejamos crentes bereanos sigamos a biblia orientados pelo Espirito Santo para a prática da verdade.
No amor em cristo seu irmão charles souza


segunda-feira, 7 de novembro de 2011
EM TODO TEMPO
Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor. Sal. 113:3.
É comum louvar a Deus quando o coração transborda de alegria e gratidão. É também comum procurá-Lo quando as coisas parecem escapar do controle e você sente que não tem mais forças para continuar resistindo aos furacões da vida. Não falo de furacões como o Katrina ou o Vilma, que arrasaram tudo, mas pelo menos deixaram a esperança da reconstrução. Refiro-me àqueles vendavais emocionais que levam embora até a vontade de continuar vivendo.
O que acontece quando o ser amado um dia olha para você e diz: “Foi bom enquanto durou, mas estou partindo porque quero ser feliz”? O que você sente quando, depois de toda uma vida de trabalho, a traição de alguém em quem você confiava parece destruir todos os seus sonhos? Como reagir diante do corpo inerte do filho amado, ou do diagnóstico de um câncer terminal em plena juventude?
Buscar a Deus nos momentos de alegria e de tristeza será mais fácil se a declaração do verso de hoje for uma realidade na experiência. Louvar o nome de Deus precisa ser um ato permanente. “Do nascimento do sol até ao ocaso.” Andando, viajando, trabalhando, vivendo, o louvor deve estar presente em cada pulsar do coração.
O humanismo de nossos dias concentra a atenção do homem no próprio homem. “Busque a solução dentro de você”, afirma. “Tire a energia interior”, declara. A teologia bíblica é teocêntrica. Segundo ela, todos os caminhos e intenções humanas devem convergir para Deus. A Bíblia ensina que Deus está no Céu, mas quer estar na vida da criatura. Todos os dias e em todos os momentos.
Deixará você que Deus caminhe ao seu lado hoje? Pedir-Lhe-á orientação antes de tomar a decisão que precisa tomar? Desligar-se da presença de Jesus, um minuto que seja, é como tirar o tubo de oxigênio de um enfermo terminal.
Se você aprender a sentir a presença de Deus em todo o tempo, será mais fácil fazê-lo em meio à dor, quando as lágrimas o impedirem de enxergar o Senhor.
Abra o coração a Jesus. Abrace seus amados antes de sair de casa. Encoraje o fraco, confu, mas estou partindo porque quero ser feliz”? O que você sente quando, depois de toda uma vida de trabalho, a traição de alguém em q
Se você aprender a sentir a presença de Deus em todo o tempo, será mais fácil fazê-lo em meio à dor, quando as lágrimas o impedirem de enxergar o Senhor
Abra o coração a Jesus. Abrace seus amados antes de sair de casa. Encoraje o fraco, confu, mas estou partindo porque quero ser feliz”? O que você sente quando, depois de toda uma vida de trabalho, a traição de alguém em qorte o triste e encare com segurança os desafios deste dia. Ah! Não se esqueça: “Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor.”
Alejandro bullon

quinta-feira, 3 de novembro de 2011
O REFÚGIO
O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Sal. 9:9.
Você já viu um ratinho desesperado fugindo do gato? Aquele esconderijo onde o ratinho consegue ficar salvo do seu predador é a figura exata para definir o que é um refúgio. É justamente isso que será o Senhor para aqueles que nEle confiam.
Você deve ter percebido que o texto de hoje traz duas vezes a palavra refúgio. Em português não se percebe a diferença, mas no original hebraico existe uma leve variação da palavra. Na primeira vez, dá a entender que é um refúgio alto, onde ninguém pode alcançar você. Na segunda vez, a variante acrescenta a idéia de um refúgio forte que ninguém pode destruir.
Não é maravilhoso? Neste mundo em que você vive rodeado de perigos constantes, nas estradas, no trabalho, enfim, nas mais diversas circunstâncias, acusado por inimigos sem rosto que estão sempre dispostos a destruir sua vida e ferir as pessoas que você ama; nesta vida de competição onde nem sempre os mais capazes vencem, e sim os mais desleais, você não acha maravilhoso saber que o Senhor é um refúgio alto e forte aonde você pode correr exausto para encontrar segurança e consolo?
O texto de hoje fala da tribulação e dos oprimidos. Literalmente, essas expressões significam “tempos de dificuldade” e “humildes”. Deus está falando aqui de pessoas que, por serem mansas, por buscarem a paz, por quererem o bem dos outros, guardam silêncio e aceitam a dor e, em conseqüência, passam por tempos difíceis, esperando que Deus Se manifeste em algum momento. E Deus Se manifesta. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” Salmo 121:4.
Nas horas mais dolorosas e amargas, quando o mundo parece não compreendê-lo, corra ao seu refúgio e converse com seu Pai que tudo vê e que, sim, é capaz de entender as aflições de sua alma.
Não saia hoje para as lutas e os desafios que o aguardam no caminho sem ter a certeza do companheirismo de Jesus. Não importa quão escuro pareça o horizonte ou quão escabrosa a estrada, lembre-se ao longo do dia que “o Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação”.
Alejandro bullon
terça-feira, 1 de novembro de 2011
REPOUSAR SEGURO
Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro. Sal. 4:8.
Um dia, ligou para o meu escritório uma pessoa que não conseguia dormir por várias semanas. À noite, se deitava e desfilava na sua mente uma infinidade de pensamentos difusos que a perturbavam.
Aparentemente, nada dava resultado. Ultimamente, estava tomando fortes doses de soníferos, mas isso a assustava. “O que faço, pastor?”, perguntou-me angustiada.
A ansiedade é um sentimento de apreensão, vago e difuso. Não é medo, ou se é, não existe uma razão concreta para ele. O problema com as pessoas ansiosas é que experimentam constantemente a sensação de que algo ruim está para acontecer, e nunca conseguem definir o que é.
A resposta para a pergunta daquela pessoa é o salmo de hoje. “Em paz me deito”, afirma o salmista. Paz é o primeiro ingrediente para ter um sono tranqüilo e reparador. Existe no ser humano uma inconsciente necessidade de estar bem com Deus. Conscientemente, você pode negar ou rejeitar a existência divina. Pode não perceber a sua natural necessidade de estar bem com o seu criador, mas o coração percebe essa carência e, por mais que você tente racionalizar, o vazio espiritual está bem presente, causando a sensação de que algo está errado.
“Em paz me deito”, expressa o salmista. Tendo paz com Deus você está em condições de ter paz consigo mesmo e também com as pessoas com as quais se relaciona. Esse sentimento de tranqüilidade tira de você a tensão emocional que geralmente perturba o descanso.
Outro ingrediente importante para um sono reparador é a confiança em Deus. Não basta estar bem com Ele, é necessário sentir-se seguro nEle. De onde vem a sua segurança? Das promessas divinas. Deus prometeu que nunca o abandonará, mesmo nas circunstâncias mais difíceis pelas quais você tenha que atravessar.
Finalmente, quando chegar o momento de dormir o sono da morte, você poderá dizer também como Simeão: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o Teu servo, segundo a Tua Palavra.”
Hoje, quando chegar a hora de dormir, diga como o salmista. “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro.”
Alejandro bullon
Assinar:
Postagens (Atom)